Meninas hoje é dia de compartilhar um Manual super bacana com vcs!
Quem já não se viu frustrada várias vezes após um leve descuido que resultou em uma mancha em alguma peça do closet ?
Passei por um fato trágico com um acessório há um tempinho e desde então procurei me inteirar sobre o assunto para solucionar o problema! E posso adiantar, que todo dano que surgiu a partir daí ( com uma peça ou outra ) foi solucionado.
Guarde esse manual e compartilhe com as mamães e secretárias do lar! Beijos
Roupas e Tecidos em Geral
*Remova mancha de suor em roupas colocando a peça com água morna e vinagre
*Batom: passe um pouco de vaselina sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão, Nos tecidos não laváveis, passe um pouco de vaselina, em seguida limpe cuidadosamente com um algodão embebido em tetracloreto de carbono.
*Para remover manchas em tapetes: use creme de barbear. A espuma é um bom removedor e age instantaneamente. Lave em seguida.
*Em roupas manchadas de café, passe rapidamente sobre o local uma pedra de gelo. Depois, enxugue com uma toalha ou lave com água morna e glicerina . As manchas saem com uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Para tirar manchas de café antigas basta esfregar um pano umedecido com vinagre branco ou álcool.
*Manchas de café em roupas de algodão branco: Umedeça com água oxigenada e logo em seguida lavar com sabão de pedra..
*Para retirar manchas de tinta de canetas em tecidos, deixe-os de molho em leite cru.
*Chiclete: comece esfregando, bem devagar, um pedaço de gelo sobre a mancha. Isso descolará os restos do chiclete. A seguir, embeba o local com tetracloreto de carbono. Se estiver em casa, tente este processo mais simples: pegue a roupa ou o sapato com chicletes e embrulhe com plástico.Coloque o saco no congelador e deixe lá por algumas horas. O chiclete se desprenderá.
*Manchas de vinho tinto em peças de tecido: mergulhe imediatamente a peça manchada numa vasilha com leite, ferva a peça no leite e deixe de molho até a mancha desaparecer.
*Remova mancha de ferro de passar esfregando uma solução de vinagre e sal aquecidos.
*Perfume: coloque a mancha sobre um mata borrão branco e limpo e esfregue-a com algodão embebido de álcool. Deixe o álcool secar expondo o tecido ao sol.
*Para clarear as meias encardiadas, ferva-as com limão.
*Manchas de chocolate em lã: esfregue algodão ou um pano embebido em glicerina. Use depois outro pedaço de algodão, molhado em água morna, para retirar a glicerina. Em algodão de cores firmes: Embeba a mancha com álcool e, depois, com água quente (com algumas gotas de amoníaco). Seda, náilon, ou fibra sintética (ou lã fina): umedeça, prudentemente, com tetracloreto de carbono; enxugue com uma toalha levemente; recomece com tetracloreto, exercendo alguma pressão, sem esfregar, para não alterar as cores ou a textura do pano.
*Remova ferrugem de roupas brancas aplicando suco de limão, água morna e sal;
*Use vinho branco para remover manchas de vinho tinto no carpete.
*Gordura: o truque mais fácil é muito conhecido: cobrir imediatamente a mancha com bastante talco. Deixe o talco por 12 horas sobre a mancha e depois escove: na maioria dos casos ,a mancha sai com o talco. Se a mancha resistir, coloque mais talco, mata-borrão e passe o ferro, bem em cima do mata-borrão. Se você não tiver talco, espalhe sal fino. em seda esfregue magnésia e exponha ao calor do fogo: a magnésia absorverá imediatamente a gordura.
*Mancha de mostarda - antes que seque, aplique sobre a mancha um pouco de sal. Estique a parte manchada sobre uma vasilha funda, procurando prender o tecido para que ele fique esticado. Misture uma colher de sopa de amoníaco numa vasilha de água fervendo e derrame, cuidadosamente, sobre a mancha, deixando o líquido atravessar o tecido. Enxágüe em água fria.
*Mancha de cerveja - com o papel toalha, absorva o mais rápido possível o excesso de cerveja. Passe a esponja embebida em álcool desnaturado sobre a mancha. Enxugue bem e repita até a mancha sair completamente.
*Mancha de sangue - use água oxigenada de 20 volumes misturada com água comum, na proporção de uma parte da água oxigenada para nove de água comum. Aplique a mistura na mancha e lave a roupa como de costume.
*Manchas de doces ou bebidas açucaradas, lave com água morna e um pouco de álcool.
Sapatos
Camurça: pulverize a mancha com talco e escove em seguida;
Pelica: use borracha branca para lápis ou um pano embebido em benzina;
Verniz: passe algodão embebido em glicerina. Dê lustro com uma flanela;
Tecido: limpe com álcool ou benzina.
Produtos para Manchas Específicas
1. Acetona: para retirar manchas de esmalte (não pode ser usada em plásticos).
2. Água oxigenada: para retirar manchas de sangue. Use a de 20 volumes e para uma parte de água oxigenada, coloque nove partes de água para aplicar na mancha antes de lavá-la.
3. Álcool: para retirar manchas de tinta de caneta esferográfica e de grama.
4. Bórax: para retirar manchas ácidas como vinho, frutas e café.
5. Leite: para retirar manchas de vinho tinto em tecidos. Coloque a peça manchada em uma vasilha com leite. Ferva a peça no leite e deixe de molho até a mancha sumir.
6. Talco: para retirar manchas provocadas por gordura. Deixe o talco por 12 horas sobre a mancha e depois escove. Na maioria dos casos a mancha sai. Se isto não ocorrer, coloque mais talco, um mata-borrão e passe o ferro, bem em cima do mata-borrão. Se você não tiver talco, espalhe sal fino.
7. Vaselina: para retirar manchas de batom. Passe um pouco de vaselina sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão. Se não estiver em uma área lavável: passe um pouco de vaselina, em limpe delicadamente com um algodão embebido em tetracloreto de carbono.
8. Vinagre branco: para remover manchas de suor .
Atenção
1. Antes de tentar remover a mancha, faça um teste em uma área pouco visível para ver como o tecido reagirá: se ele não manchará, desbotará, etc.
2. Não deixe de remover completamente o produto de limpeza.
3. A rapidez é fundamental para o sucesso na retirada de manchas.
Nenhum comentário :
Postar um comentário